4-e1441896117330.jpg

SOBRE O COLÉGIO GUADALUPE

“Uma Família que formou uma grande família pedagógica para melhor servir crianças e Famílias.”


O Colégio Guadalupe é um estabelecimento de ensino privado, situado em pleno pinhal da Aroeira. O seu nome foi inspirado na sua fundadora, Maria de Guadalupe, que há cerca de cinquenta anos, criou o Externato Infante D. Henrique e mais tarde o Externato Novo Dia.

Em condições ambientais e arquitetónicas de excelência, o Colégio tem-se diferenciado pela sua linha inovadora e de investigação levada a cabo pelos nossos alunos, incentivados pelos nossos professores.

O Colégio destaca-se pela sua integração na paisagem natural em que se encontra inserido, criando um ambiente de estudo que favorece a tranquilidade e sossego dos alunos, fator importantíssimo para o equilíbrio emocional dos mesmos. As suas instalações reúnem todos os avanços pedagógicos e tecnológicos, factores essenciais ao desenvolvimento de um ensino de qualidade.

Com espaços bem definidos para a Pré-escolar, Ensino Básico e Ensino Secundário, todo o edifício foi pensado no incentivo de partilha entre grandes e pequenos.

A confiança demonstrada em gerações de pais e encarregados de educação no nosso projeto educativo, tem guiado a nossa constante inovação e modernização, sem esquecer valores e princípios que devem permanecer inalterados.

O corpo docente está preparado para pensar o aluno como um ser em constante desenvolvimento que precisa de estímulo e afeto, utilizando para tal estratégias sempre motivadoras, centrando a atenção na aprendizagem.


 
3.jpg

DIREÇÃO PEDAGÓGICA

A Direção Pedagógica é o órgão que garante a autonomia cultural e pedagógica do Colégio. Cabe-lhe organizar e oferecer um ensino de elevada qualidade e certificar os conhecimentos de todos os alunos. É igualmente responsável  por todas as práticas pedagógicas, assim como por todo processo de avaliação.


É composta por:


Guadalupe Rocha

Paulo Conceição

Cristina Melo

 
Library

ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO

A entidade proprietária do Colégio Guadalupe, CELFF – Centro de Estudos Línguas e Formação do Fogueteiro S.A., é responsável pela definição e aplicação dos princípios que orientam o ensino que o Colégio ministra e garante a coesão de todos os que colaboram na vida da Escola.

São órgãos do Colégio, o Conselho de Administração, a Direcção Pedagógica, o Conselho Pedagógico e os Conselhos de Turma.

O Conselho de Adminstração é um órgão que pertence à CELFF S.A. e que a representa junto do Colégio Guadalupe.

organograma_net

 
Image by 🇸🇮 Janko Ferlič

VISÃO/MISSÃO PEDAGÓGICA

Tendo como princípios básicos o rigor, a inovação, a criatividade, o respeito e o bem estar, o Colégio Guadalupe é uma instituição de ensino privada com provas dadas há mais de 50 anos. O ensino por nós ministrado ajusta-se aos princípios definidos pelo Ministério da Educação e Ciência, enriquecido por um projeto educativo dinâmico e empreendedor que, embora sustentado em valores de raiz familiar, assume uma dinâmica educativa muito própria, ligada às novas pedagogias, ao desenvolvimento das capacidades intelectuais, científicas, tecnológicas, desportivas e culturais dos nossos alunos.


PRINCÍPIOS ORIENTADORES


O Colégio Guadalupe elegeu os seguintes princípios na sua actividade educativa:

  1. Promover no Aluno um ensino de qualidade, com aprendizagens bem sucedidas e um reconhecimento equilibrado de si próprio e um relacionamento positivo com os outros;

  2. Contribuir para a estabilidade e segurança afetiva com respeito pelas caraterísticas individuais de cada aluno;

  3. Incentivar o respeito pela família, pela sua identidade cultural e pelos valores nacionais;

  4. Garantir a aquisição e estruturação de conhecimentos sobre a natureza, a sociedade e a cultura, promovendo o respeito pelos direitos do Homem e liberdades fundamentais, assim como pelos princípios consagrados na Constituição da Carta das Nações Unidas, Convenção Europeia dos Direitos do Homem e na Convenção sobre os Direitos da Criança;

  5. Proporcionar o desenvolvimento físico, estimulando o desporto, adaptando a sua prática, às capacidades próprias de cada idade;

  6. Estimular o desenvolvimento de aptidões técnicas no sentido da solução de problemas práticos e da iniciação ao conhecimento tecnológico;

  7. Contribuir para o desenvolvimento do sentido crítico e da sensibilidade estética.


Todos estes princípios e linhas orientadoras ajudam a concretizar os fins a que nos propomos: A excelência na educação!

 
Digitando

MENSAGEM DO DIRETOR

Caros Pais e Alunos


A nossa caminhada começa antes de mais com uma calorosa saudação de boas vindas ao Colégio Guadalupe, um espaço onde cada aluno é único e precioso!

O início do ano letivo é sempre uma fase de grande entusiasmo e expetativa nas nossas vidas.
A todos os que se juntaram a nós para abraçar um projeto educativo de raízes longas e persistentes, mas ajustado aos dias de hoje,fica desde já a promessa de que os laços familiares que todas as manhãs se interrompem ao deixarem os vossos filhos à porta do Colégio, serão por nós reforçados e fortalecidos.Ensino de rigor e níveis altos de aprendizagens, percorrem a estrada principal, mas como ensinar é seguir caminhos, valores como amizade, capacidade de ser solidário e empreendedor, neste tempo cada vez mais exigente e criativo, caminham de mãos dadas, com a certeza de que um aluno feliz com a sua escola,onde sinta segurança e amizade será sempre um aluno com maior rendimento e melhores resultados. Este é pois o alicerce, a base sem a qual nada resulta de forma tão positiva. Ambiente seguro e tranquilo, crianças e jovens alegres e motivados, professores competentes com visão concertada do mundo atual, funcionários de sempre, gargalhadas, estudo, liberdade e regras conforme o momento, mas sempre e sobretudo uma palavra amiga, são a nossa forma de estar.
Sendo o Colégio Guadalupe a continuação de um projeto educativo de forte raiz familiar que conta já com mais de cinquenta anos de existência, podemos dizer que de antigo só mesmo o seu percurso, tudo o resto é sujeito a alterações, pois se é verdade que a vida muda o Colégio também muda, os projetos atualizam, as instalações modernizam. Queremos dar o melhor aos nossos alunos, sentimos que eles reconhecem.
É bem certo (mesmo que pareça banal) que a união faz a força. Por isso a todos quero dizer que os nossos braços estão sempre abertos para vos receber, tal como se recebe um amigo de sempre!



O Presidente do Conselho de Administração
João Pedro Entrudo